COTIDIANOCURTINHASDIVERSOSEDUCAÇÃO
Tendência

Mais de 3,1 milhões de estudantes fazem a prova do Enem hoje

A escolha entre cursar medicina ou direito ainda é uma dúvida para a estudante Laura Almeida, de 17 anos, que mora em Rio Branco, no Acre. Mas o caminho para chegar à universidade ela já sabe. Laura está entre os 3,1 milhões de estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa a ser aplicado neste domingo (21/11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ela estuda no colégio da Universidade Federal do Acre (UFAC) e vem se preparando para o Enem desde o primeiro ano do ensino médio. “O Enem é uma prova preparatória e uma prova, também, onde vai estabelecer uma conexão entre a escola e a faculdade, a criação de responsabilidade e o implemento do jovem no mercado de trabalho depois que terminar a graduação. É uma prova muito importante onde ele não vai medir sua inteligência e sim o seu esforço”, destaca a estudante.

Dos 3.109.762 estudantes inscritos, 3.040.871 vão fazer a versão impressa e 68.891, a prova digital.

No primeiro dia do exame, no próximo domingo (21/11), os candidatos vão fazer as provas objetivas de linguagens, ciências humanas, de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a avaliação de redação. Os estudantes têm 5 horas e 30 minutos para responder às questões e fazer a redação.

No segundo dia de prova, dia 28, a avaliação será de matemática e ciências da natureza e os estudantes terão 5 horas para responderem as questões.

Tanto no primeiro quanto no segundo domingo de prova, os portões abrem às 12h e o fechamento está previsto para às 13h (horário de Brasília). O início da prova deve ocorrer às 13h30, após os procedimentos de segurança.

Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).

Segurança

O Governo Federal montou todo o aparato para garantir a segurança da prova. “O mais importante é assegurar para todos os alunos e pais que a prova será realizada com toda a segurança”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“A Polícia Federal estará de forma presente, de forma remota, vamos acionar o Centro de Comando e Controle em Brasília também para acompanhar o país inteiro através da Secretaria de Operações Integradas do Ministério. Está tudo pronto, tudo preparado e agora é só aguardar o dia da seleção”, complementou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Covid-19

O participante que apresentar sintoma de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame não deve comparecer ao local de prova e poderá solicitar reaplicação. O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, com anexo da documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.

A documentação deve apresentar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde do inscrito e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura de um médico contendo o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Protocolo de biossegurança

Como medida de prevenção à covid-19, o Inep seguirá protocolo de biossegurança durante a aplicação do exame. O uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, será obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para se alimentar.

É permitido que o participante leve máscara reserva para trocar durante a aplicação, além de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos. O Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Segunda aplicação

Os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O cartão de confirmação para essa aplicação será disponibilizado em data mais próxima à realização do exame, a ser divulgada.

Enem

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

As instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte;estadãomt

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios